Notícias

Reunião de Negociação: Concursos Ensino Artístico, Concurso Interno Antecipado e Vagas de Acesso ao 5º e 7º Escalões

No último dia de outubro, recebemos do Gabinete do Sr. Ministro da Educação uma convocatória para a reunião de negociação a realizar no próximo dia 22 de novembro de 2017, pelas 15.00 horas, nas instalações do Ministério da Educação em Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos: Criação do regime de recrutamento e seleção de docentes no ensino […]

Ler Artigo Completo

Frente Sindical de Docentes Solidária com a Greve de 27 de Outubro

A Frente Sindical de Docentes que integra os sindicatos, ASPL, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPPEB, SIPE e SPLIU, face à gravidade da proposta da lei de Orçamento de Estado para o ano 2018, que prejudica a carreira dos docentes, reuniu hoje em Lisboa pelas 15 horas. Nesta reunião foram decididas as seguintes medidas: Ser solidário com […]

Ler Artigo Completo

Comunicado – Reunião com o Ministro da Educação

Comunicado   O SIPPEB-Sindicato dos Educadores e Professores do Ensino Básico – reuniu com o Senhor Ministro da Educação, com a Sra. Secretária de Estado e a restante  Equipa Negocial, na 6ª feira passada, dia 22 de Setembro, sem ordem de trabalhos definida, mas cada Sindicato teve a oportunidade de expor algumas das suas preocupações […]

Ler Artigo Completo

Uniformização da aplicação do regime especial de aposentação para Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB

Vindo de encontro à reivindicação plasmada no documento que o  SIPPEB enviou ao Governo e a todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, no sentido de se fazer justiça em relação aos horários de trabalho e à aposentação dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos Educadores de Infância, e que reclamava uma […]

Ler Artigo Completo

Despacho que autoriza a Implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular

Publicado, no Diário da República do dia 5 de julho, o Despacho que autoriza, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018.   Despacho n.º 5908/2017 – Diário da Repúb lica n.º 128/2017, Série II de 2017-07-05 Educação – Gabinete […]

Ler Artigo Completo

AEC – Atividade de Enriquecimento Curricular 2017/2018

A manter-se esta (atual) realidade, poderemos estar a contribuir para uma preocupante distensão do período curricular para cerca de 30 horas semanais. Se a esta componente associarmos o período da Componente de Apoio à Família, poderemos estar perante horários escolares superiores a 35 horas semanais, para crianças de apenas 6 a 10 anos de idade. […]

Ler Artigo Completo

Documento Compromisso do Ministério da Educação

Nas reuniões mantidas com as diferentes estruturas sindicais representativas do pessoal docente (que decorreram nos dias 6 e 9 de junho de 2017), assumiram o Ministério da Educação e as estruturas sindicais o acordo de, por escrito, deixar registado e calendarizado o elenco das matérias objeto de discussão relativamente às quais estão reunidas as condições […]

Ler Artigo Completo

Sindicatos Independentes de Professores solicitam reunião urgente ao Ministro da Educação e ponderam formas de luta

PRESS RELEASE Sindicatos Independentes de Professores solicitam reunião urgente ao Ministro da Educação e ponderam formas de luta   ASPL, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SIPE, SIPPEB e SPLIU, estruturas sindicais independentes representativas de educadores e professores, reuniram em Lisboa, no dia 25 de maio, para procederem a uma retrospetiva avaliativa das políticas educativas do Governo, analisarem a […]

Ler Artigo Completo

Doenças Prolongadas – Juntas Médicas

Quase um mês depois da divulgação, na página eletrónica do Provedor de Justiça, da notícia que tinha sido “Acolhida a recomendação do Provedor de Justiça sobre realização regular de juntas médicas no Ministério da Educação e a proteção dos trabalhadores em situação de doença prolongada” a DGEsTE enviou às Escolas/Agrupamentos a seguinte informação; Exmos. Senhores Diretores […]

Ler Artigo Completo