Comunicado O Governo finalmente levantou “ um véu roto “ no sentido de reformar os funcionários públicos, entre estes os professores, com toda a certeza, com 48 anos de descontos sem penalização na idade. Apraz-nos referir que esta matemática é uma matemática enviesada, isto é, de quem não quer atribuir uma reforma […]
Medidas relativas a acesso aos quadros insuficientes para cumprir diretiva europeia
Num parecer, do dia 16 de dezembro, enviado ao gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, o Provedor começa por recordar a ineficácia das medidas tomadas em anos anteriores e que, desde 2012, a Provedoria de Justiça vem alertando o Ministério da Educação para a necessidade de cumprir a diretiva 1999/70/CE, que obriga […]
Relatório Nacional PISA 2015
“Apresentado o PISA (Programme for International Student Assessment), um estudo com periodicidade trienal que se realizou, pela primeira vez, em 2000. O PISA avalia as competências dos alunos de 15 anos de idade para usar, extrapolar e aplicar conhecimentos e capacidades em situações que visam reproduzir contextos próximos da realidade. A edição de 2015 contou […]
Por Terras de Camilo acontece…
O Inacreditável! A Autarquia de Vila Nova de Famalicão lamentou e repudiou publicamente os cortes nos apoios às escolas com contratos de associação e de forma veemente vestiu a camisola amarela, a ser verdade o que é comentado pela cidade de Famalicão, parece-nos evidente que esta decisão nos apresenta muitas e elucidativas, mas indecorosas, conclusões. Em […]
Parecer do CNE . “‘Organização da escola e promoção do sucesso escolar”
Divulgado pelo Conselho Nacional de Educação o parecer sobre ‘Organização da escola e promoção do sucesso escolar’, aprovado por unanimidade, na 126.ª Sessão Plenária. Parecer ‘Organização da escola e promoção do sucesso escolar’.
Recomendação do CNE – “A condição docente e as políticas educativas”
Foi aprovada na 126.ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Educação, com uma abstenção, a recomendação sobre ‘A Condição Docente e Políticas Educativas’. “A condição docente e as políticas educativas” Recomendações Sentido em que se formulam as seguintes recomendações: 1. Recentrar a missão e a função docente no processo de ensino/aprendizagem, o que implica definir, […]