Comunicado – Aposentação para Educadores e Professores

Comunicado – Aposentação para Educadores e Professores

Comunicado

 

   O Governo finalmente levantou “ um véu roto “ no sentido de reformar os funcionários públicos, entre estes os professores, com toda a certeza, com 48 anos de descontos sem penalização na idade.

   Apraz-nos referir que esta matemática é uma matemática enviesada, isto é, de quem não quer atribuir uma reforma decente a quem já tem direito à aposentação há muito tempo.

   No que diz respeito aos professores, estes têm uma profissão das mais desgastantes que existem, com turmas superlotadas, com alunos de anos de escolaridade diferentes numa mesma turma; com várias turmas para lecionar programas de diferentes anos, etc., para além do tempo que gastam a preencher “ papelada e mais papelada “ na escola, suprimindo deste modo o tempo necessário para a preparação das aulas.

   Muitos professores, mormente da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico, começaram a lecionar muito cedo sem qualquer redução no horário (sempre com 25 horas letivas semanais), por isso é justo que se lhes atribua a reforma muito mais cedo, com 36 anos de serviço independentemente da idade.

   Urge renovar o corpo docente pelo facto de muitos professores se encontrarem no limite das suas forças, tanto mais que se vão fixar nos quadros mais três ou quatro mil professores com vencimentos de miséria e, por outro lado, os que se aposentam auferem uma pensão cada vez mais baixa e com o fator de sustentabilidade a aumentar cada ano que passa.

   Lisboa, 27 de Março de 2017.

                                                                                                 Pel´A Direção Nacional