Novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

Novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

Apresentadas no dia 2 de julho, pela Direção-Geral da Educação, no Auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

Sobre a polémica registada sobre a avaliação, na apresentação das novas Orientações Curriculares, pode ler-se no documento “que a educação pré-escolar não envolve nem a classificação da aprendizagem da criança, nem o juízo de valor sobre a sua maneira de ser, centrando-se na documentação do processo e na descrição da sua aprendizagem, de modo a valorizar as suas formas de aprender e os seus progressos.

Avaliar os progressos das crianças consiste em comparar cada uma consigo própria para situar a evolução da sua aprendizagem ao longo do tempo. Refletir sobre esses progressos e o valor que atribui às experiências de aprendizagem das crianças permite ao/a educador/a tomar consciência das conceções subjacentes à sua intervenção pedagógica e o modo como estas se concretizam na ação.”

“Avaliar consiste, essencialmente, nesse processo de análise e reflexão, no sentido de sustentar as decisões sobre o planeamento, cuja concretização irá conduzir a uma nova avaliação.

Através de uma avaliação reflexiva e sensível, o/a educador/a recolhe informações para adequar o planeamento ao grupo e à sua evolução, falar com as famílias sobre a aprendizagem dos seus/suas filhos/as e tomar consciência da sua ação e do progresso das crianças, para decidir como apoiar melhor o seu processo de aprendizagem.”

O subdirector-geral da Educação afirmou que “Este é agora o documento de referência do pré-escolar” e garantiu que está prevista a formação de educadores para as novas orientações.

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

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