Ministério da Educação não apresenta propostas significativas
O ME reuniu hoje com os sindicatos dos professores convocados para o efeito. Na agenda de trabalhos constava: Processo de discussão relativo aos horários de trabalho e questões relacionadas com o desgaste e envelhecimento dos docentes.
Na primeira ronda negocial, onde participou o SIPPEB, foi apenas apresentado pela equipa Ministerial um conjunto de situações que o ME irá incorporar no despacho de organização do próximo ano letivo.
Das várias situações apresentadas ressalta a redução de números de alunos por turma para os valores pré-Crato, o facto de o Apoio ao Estudo passar a ser de frequência facultativa e a transferência para a Inspeção da instauração de processos disciplinares a educadores e professores.
No que se refere ao desgaste e envelhecimento dos docentes, continua tudo como dantes pois o ME não apresentou qualquer proposta sobre o assunto apesar da insistência dos dirigentes do SIPPEB sobre a necessidade de um regime excecional de aposentação para os docentes do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico pelo facto de não beneficiarem da redução da componente letiva a exemplo dos restantes grupos de professores.