Dia Mundial do Professor

Dia Mundial do Professor

“É a arte suprema do professor despertar alegria na expressão criativa e no conhecimento.”

Hoje, após a lição de Albert Einstein, comemoramos a experiência, a energia e a paixão dos professores, que são a pedra angular dos sistemas educacionais do futuro.

No entanto, eles também são centrais para a regeneração da própria profissão. Sem uma nova geração de professores motivados, milhões de alunos perderão ou continuarão perdendo seu direito a uma educação de qualidade. Com os professores sendo mal remunerados e subvalorizados, atrair e reter talentos é um desafio. As taxas de atrito estão aumentando rapidamente em todo o mundo, devido em parte ao emprego precário e a escassas oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, faltam recursos para crianças com necessidades e deficiências de educação especial, refugiados e alunos multilíngues.

Hoje, é urgente agir. Os números apresentados pelo Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) são bastante preocupantes: o mundo precisa de quase 69 milhões de novos professores para cumprir a Agenda 2030 da Educação. As desigualdades globais podem aumentar diretamente, já que 70% dos países da região subsaariana enfrentam escassez aguda de professores, aumentando para 90% no nível secundário.

Tais problemas são ainda mais proeminentes nas áreas rurais e afetadas por crises nos países em desenvolvimento. Professores, principalmente mulheres, correm o risco de isolamento e violência. O fluxo resultante de professores para áreas urbanas deixa as escolas rurais com poucos funcionários.

Para combater essa situação, o papel central dos professores na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi reafirmado na Reunião Global de Educação da UNESCO e no 11º Fórum de Diálogo sobre Políticas da Força-Tarefa Internacional sobre Professores para Educação 2030. Para ter sucesso, os sistemas educacionais precisam de injeção de novas idéias sobre como recrutar, treinar, incentivar e reter as mentes mais brilhantes das salas de aula do século XXI.

A mídia e as novas tecnologias devem ser instrumentalizadas para elevar a profissão de professor e demonstrar sua importância para os direitos humanos, a justiça social e as mudanças climáticas. Os governos também devem melhorar as condições de emprego e trabalho.

Isso é ainda mais urgente, dada a escassez de jovens candidatos aos 48,6 milhões de professores que provavelmente se retirarão na próxima década.

Com o tema: “Jovens Professores: O Futuro da Profissão”, reconhecemos a importância crítica de reafirmar o valor da missão de ensino. Apelamos aos governos para que o ensino seja uma profissão de primeira escolha para os jovens. Também convidamos sindicatos de professores, empregadores do setor privado, diretores de escolas, associações de pais e professores, comitês de gestão escolar, funcionários da educação e formadores de professores a compartilhar sua sabedoria e experiências na promoção do surgimento de uma força de ensino vibrante.

Acima de tudo, celebramos o trabalho de professores dedicados em todo o mundo que continuam a se esforçar todos os dias para garantir que “uma educação de qualidade inclusiva e equitativa” e a promoção de “oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” se tornem realidade em todos os cantos do mundo.

(Tradução automática)

 

MENSAGEM CONJUNTA DA UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD E EDUCAÇÃO INTERNACIONAL