Apelo a tomada de posição em defesa da Escola Pública

Apelo a tomada de posição em defesa da Escola Pública

Comunicado

 

   O SIPPEB – Sindicato dos Educadores e Professores do Ensino Básico – recebeu da FENPROF um abaixo-assinado tendo como objetivo uma “tomada de posição em defesa da Escola Pública” com o qual estamos inteiramente de acordo pelo facto de se distribuírem mal os dinheiros públicos dos nossos impostos.

   Apelamos a todos que subscrevam esse documento pelos meios indicados.

   A Escola Pública tem de albergar todos os alunos respeitando a universalidade do ensino. Isto é, os filhos de todo o género de famílias (carenciadas ou não).

Por outro lado, as famílias não desfavorecidas têm também o direito de querer que os seus filhos frequentem Colégios de renome, por exemplo, ou outros, mas para tal terão de financiar totalmente os custos de acordo com a sua exigência.

   É certo, que nos locais onde não exista oferta suficiente do Ensino Público, haverá necessidade de Colégios financiados pelo Estado, para os alunos carenciados, tendo em conta a sua situação económica/financeira o que não acontece com os progenitores dos discentes não carenciados que deverão pagar por inteiro a mensalidade.

 

 

 Apelo a tomada de posição em defesa da Escola Pública

 

Exm.º/ª Senhor/a,

Um conjunto de cidadãos, na maior parte com responsabilidades sociais e políticas relevantes, aceitou assumir-se como primeiro subscritor de um Abaixo-Assinado / Petição, cujo teor segue em anexo. A razão que levou a esta iniciativa é conhecida, o que dispensa outra explicação. Dirigimo-nos a V.ª Ex.ª solicitando que, sobre a questão em apreço, em reunião do órgão dirigente a que preside, seja aprovada uma posição favorável à causa em referência e subscrito o abaixo-assinado/petição que segue junto.

Serão recolhidas assinaturas em locais públicos de todo o país e também por via eletrónica  (http://form.fenprof.org/?sid=68114). A petição será entregue a Sua Excelência o Senhor Presidente da Assembleia da República e, na qualidade de abaixo-assinado, o mesmo documento será entregue a Sua Excelência o Senhor Presidente da República, ao Senhor Primeiro-Ministro e ao Senhor Ministro da Educação. Agradecemos que, logo que seja subscrito este documento, bem como aprovada a posição pela V/ Direção, o primeiro nos seja enviado por via postal e do segundo nos seja dado conhecimento.

Dentro do possível, agradecemos que as folhas nos sejam devolvidas, já assinadas, até final do corrente mês de maio ou, na pior das hipóteses, final da primeira semana de junho.

Com os melhores cumprimentos

Mário Nogueira

(Em representação do grupo de primeiros subscritores)

 

Texto do Abaixo-Assinado / Petição

Assinar online Abaixo-Assinado / Petição