VALORIZAR E REJUVENESCER A PROFISSÃO; POR UMA EDUCAÇÃO COM FUTURO.   A luta Continua!

Relatório Nacional PISA 2015

Relatório Nacional PISA 2015

“Apresentado o PISA (Programme for International Student Assessment), um estudo com periodicidade trienal que se realizou, pela primeira vez, em 2000. O PISA avalia as competências dos alunos de 15 anos de idade para usar, extrapolar e aplicar conhecimentos e capacidades em situações que visam reproduzir contextos próximos da realidade.

A edição de 2015 contou com a participação de 72 países e economias de todos os continentes. Nesta edição do PISA, Portugal foi um dos 59 países ou economias que realizaram o teste também viii em suporte digital, o que deve ser realçado como um passo no sentido de criar as condições para que as novas tecnologias da informação se afirmem cada vez mais no ensino, em geral, e na avalia- ção, em particular.

No que concerne aos resultados, Portugal tem tido um percurso muito positivo. Ao longo das seis edições do estudo, em todos os domínios, a tendência de evolução global dos resultados mostra- -nos uma subida gradual, que também se reflete na melhoria da posição nacional no contexto dos países participantes e em relação ao resultado médio dos países da OCDE. É de salientar que, pela primeira vez, o resultado nacional nos três domínios está acima da média da OCDE: oito pontos em Ciências, cinco pontos em Leitura e dois pontos em Matemática (diferença não significativa). Portugal integra um lote muito restrito de países da OCDE que evidenciaram uma progressão positiva, bastante expressiva, ao longo das seis edições do estudo.

As evidências que os resultados do PISA nos mostram revestem-se de especial significado se se considerar que o referencial da avaliação se centra na capacidade de os alunos usarem o que aprenderam em contextos próximos da realidade. Esta dimensão do quadro de referência, usado nas avaliações do PISA, permite a geração de resultados que nos dão uma visão mais realista do potencial das escolas portuguesas no desenvolvimento das competências que permitirão aos alunos alcançar mais sucesso nos seus percursos académicos ou profissionais.”

PISA 2015 – sumário executivo

Relatório Nacional PISA 2015

Relatório Internacional Vol. I

Relatório Internacional Vol. II

Pisa 2015 Resuls in focus