Os Professores do 1º Ciclo têm sido e continuam a ser “ pau para toda a colher “.
Os Professores do 1º Ciclo têm sido e continuam a ser “ pau para toda a colher “.
Uma das habilidades do anterior e que continua com o atual governo do país é a de manter os Professores do 1º Ciclo todo o dia na escola, sem possibilidade de prepararem as aulas e de executarem todos os trabalhos, com vista a uma eficiente lecionação, junto dos alunos, para um maior sucesso.
Este posicionamento dos Governos prende-se, como é óbvio, com o facto de os professores prolongarem as atividades letivas o mais tempo possível até que os pais possam recolher as crianças.
Para que haja sucesso com esta “ inteligente ação “ retiram-se os intervalos da componente letiva dos Professores do 1º Ciclo e dá-se “carta-branca “ aos Diretores para elaborarem os horários que melhor servem esta intenção.
Assim, existem Agrupamentos que estendem as atividades letivas por todo o dia, com enormes intervalos entre estas, dando prioridade ao Inglês no horário “que interesse ao freguês “.
Além do Inglês, as Atividades de Enriquecimento Curricular também são introduzidas entre as atividades letivas de modo a “ esticar a corda ” e obrigar os Professores do 1º Ciclo a permanecerem na Escola até às 17 h 30 m, com interrupções que prejudicam o adequado desenvolvimento do currículo.
Nestes enormes espaços de tempo, muitas vezes os alunos encontram-se nos recreios prejudicando as aulas que estão a ser lecionadas, com um barulho insuportável.
É uma forma de elaborar horários, reprovável, que urge modificar não só pelo prejuízo que causa às aulas que estão em laboração, como a inacreditável discriminação infringida a estes docentes do 1º Ciclo, relativamente ao que está legislado para os restantes professores.
A maioria dos docentes trabalha muito longe das suas habitações, percorrendo diariamente grandes distâncias, e ficam durante estes intervalos sem possibilidade de realizar qualquer tarefa, uma vez que as escolas não dispõem de salas para o trabalho dos professores.