VALORIZAR E REJUVENESCER A PROFISSÃO; POR UMA EDUCAÇÃO COM FUTURO.   A luta Continua!

Nota Informativa sobre a falta de Professores em determinados grupos de recrutamento

Nota Informativa sobre a falta de Professores em determinados grupos de recrutamento

A DGAE enviou para as escolas/agrupamentos uma Nota Informativa, sobre a falta de Professores em determinados grupos de recrutamento, que visa dar orientações às direções caso ocorra a impossibilidade de colmatar necessidades temporárias de docentes até ao final deste ano letivo.  Essas “propostas” poderão resolver no imediato situações pontuais em algumas zonas do país, mas acrescentarão também  problemas na qualidade e nas habilitações dos docentes.

A falta de Educadores e Professores terá que ser encarada pelo Ministério da Educação com outra seriedade, valorizando e dignificando a carreira docente, incentivando os jovens a frequentar os cursos de formação inicial de professores e aprovando um regime especial de aposentação por forma a evitar graves problemas de falta de docentes no futuro.

O que está a acontecer era mais do que previsível! Só uma desastrosa gestão dos recursos humanos, muita incompetência ou uma péssima agenda política poderão explicar a situação presente, com tendência para agravamento em futuro bem próximo e da qual ninguém assumirá a responsabilidade, apesar dos alertas que os sindicatos (em plataforma e individualmente) foram apresentando nas sucessivas reuniões negociais com os responsáveis do Ministério da Educação dos últimos governos do país.

 

 

Consulte a Nota informativa

As medidas que constam da Nota Informativa têm natureza temporária, vigorando exclusivamente até ao final do ano letivo 2019/2020.

 

 

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL
Reforço de medidas de gestão do corpo docente