TOMADA DE POSIÇÃO DOS PROFESSORES E EDUCADORES PRESENTES, EM 16 DE ABRIL, JUNTO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA-Exigimos Respeito, Justiça e uma Carreira dignificada-Reclamação da candidatura eletrónica e Verbete do candidato-Divulgação das listas provisórias de admissão/ordenação e de exclusão aos Concursos Externo / Contratação Inicial / Reserva de Recrutamento-Concessão de Equiparação a Bolseiro sem vencimento e Não há Licença Sabática para 2019/2020-Governo insiste em não contar integralmente os 9A 4M 2D, o que o SIPPEB não aceita-Declaração de Tempos de Trabalho à Segurança Social Docentes contratados - Nota Informativa do IGeFE-Organizações sindicais de docentes recebidas na Comissão de Educação e Ciência-MOBILIDADE POR DOENÇA 2019/2020 - Abertura de Procedimento-PROGRESSÃO AOS 5.º E 7.º ESCALÕES - LISTAS DE 2019 - PORTARIA N.º 29/2018, DE 23 DE JANEIRO

Notícias

Homologadas as Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico

Publicado, em suplemento ao Diário da República do dia 19 de julho, o Despacho do Gabinete do Secretário de Estado da Educação com a homologação as Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico.    Despacho n.º 6944-A/2018 – Diário da República n.º 138/2018, 1º Suplemento, Série II de 2018-07-19    Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico Componentes do currículo […]

Ler Artigo Completo

DOAL 2018/2019, Novos Currículos dos Ensinos Básico e Secundário e Regime Jurídico da Educação Inclusiva.

Foram publicados, hoje, no Diário da República três importantes normativos legais; o novo regime jurídico da educação inclusiva, os novos currículos dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens e o despacho da organização do ano letivo 2018/2019.  Decreto-Lei n.º 54/2018 – Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06 […]

Ler Artigo Completo

Parecer do CNE sobre o “Currículo dos ensinos básico e secundário”

Por solicitação do Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação (CNE) pronunciase, através deste parecer, relativamente ao “Projeto de Decreto-Lei sobre o currículo dos Ensinos Básico e Secundário” Foi aprovado na 135.ª Sessão Plenária do CNE o parecer sobre o Currículo dos ensinos básico e secundário.   Parecer ‘Currículo dos ensinos básico e secundário’ […]

Ler Artigo Completo

Organização do currículo dos ensinos básico e secundário em Consulta Pública

O Conselho de Ministros aprovou na generalidade, no dia 5 de abril de 2018, o Decreto-Lei que define os princípios de organização do currículo dos ensinos básico e secundário agora colocado em consulta pública até ao dia 30 de abril.  O Governo convida todas as escolas e seus professores, as famílias, alunos e demais interessados a analisar o […]

Ler Artigo Completo

Despacho que autoriza a Implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular

Publicado, no Diário da República do dia 5 de julho, o Despacho que autoriza, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018.   Despacho n.º 5908/2017 – Diário da Repúb lica n.º 128/2017, Série II de 2017-07-05 Educação – Gabinete […]

Ler Artigo Completo

“Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória” em consulta pública até ao dia 13 de março de 2017

O documento: “Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória” encontra-se em consulta pública até ao dia 13 de março de 2017. No âmbito do debate alargado lançado pelo Ministério da Educação sobre o Currículo do século XXI, foi constituído um Grupo de Trabalho tendo em vista a definição do perfil de saída dos jovens de […]

Ler Artigo Completo

Novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

Apresentadas no dia 2 de julho, pela Direção-Geral da Educação, no Auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Sobre a polémica registada sobre a avaliação, na apresentação das novas Orientações Curriculares, pode ler-se no documento “que a educação pré-escolar não envolve nem a classificação da aprendizagem da […]

Ler Artigo Completo